Como potencializar a precisão do Web Analytics

 In Web Analytics

Se você é um profissional ou uma empresa que procura e necessita de respostas para suas ações estratégicas no marketing digital, então este artigo é para você!

Caso tenha lido nossa publicação sobre o que é Web Analytics e como ele deve ser feito, deve está familiarizado com o fato que a Web Analytics é essencial e indispensável em qualquer estratégia de marketing digital. Sendo assim separamos 7 dicas para guiar você em como potencializar a precisão do Web Analytics e chegar ao sucesso digital. 

1. Tag de Marcação & First-Party Cookies

Tenha a certeza que escolher uma ferramenta que utiliza tags de marcação e first-party cookies para o recolhimento dos dados, como por exemplo o Google Analytics.

2. Elimine os Robôs

Remova ou crie relatórios separados de atividades não humanas, como por exemplo dos crawlers, robôs e monitores de performance do seu servidor.

passo a passo de como retirar os robos do analytics

3. Rastrei tudo

Não limite sua análise a apenas páginas e landing pages. Rastrei toda atividade de seu site, no qual lhe dará uma maior probabilidade de sucesso em sua estratégia de marketing digital. Você pode rastrear por exemplo, download de arquivos, transações, seu funil de vendas, cliques em love buttons (Facebook Share & Like, Twitter Follow e etc) e Outbound links. Quanto mais detalhado for seu rastreamento maior será seu retorno.

4. Auditorias regulares

Faça auditorias on page regularmente nas páginas de sua site, onde você pode procurar por exemplo, mudanças de conteúdo no qual pode influenciar positivamente seu resultado, por páginas corrompidas e tags deletadas ou esquecidas.

Neste tópico falamos sobre como fazer uma auditoria de SEO.

5. Não estude dados recentes

É normal se observar os dados diariamente no Google Analytics porém nenhuma decisão estratégica deve ser tomada, pois com menos de 24 horas de vida, eles normalmente são menos precisos e podem sofrer alguma alteração.

6. Garanta seus parâmetros

Teste os redirecionamentos de URL’s afim de garantir que eles estão mantendo o rastreamento apropriado dos parâmetros e não prejudique seus dados e tomadas de decisões. Se eles não mantiveram o rastreamento desejado, considere em corrigir o mais rápido possível.

7. Meios de aquisição de tráfego

Garanta que todas suas campanhas de social media, link patrocinado e e-mail marketing por exemplo, estão sendo rastreadas da forma adequada. A realização de integrações com suas plataformas pode lhe economizar muito trabalho.

Neste artigo te demos 7 dicas preciosas sobre, como potencializar a precisão do Web Analytics visando o alcançar de suas metas. Ao ter em mente que quanto mais informações forem recolhidas e mais detalhado for seus relatórios, melhor será a performance das suas estratégias de marketing digital.

Assine nossa newsletter

Gostou do nosso blog? Fique por dentro do mundo do marketing digital, insira seu e-mail e receba novidades e dicas.

Leave a Comment