Web Analytics

Serviço de Web Analytics

Web Analytics é o serviço voltado para pequenas, médias e grandes empresas que desejam obter informações detalhadas e precisas sobre seu negócio, com o objetivo de manter uma melhoria continua. As análises métricas podem ser feitas em sites, lojas virtuais, aplicativos ou em qualquer software conectado a internet, como por exemplo um ponto de vendas em um shopping center.

Métricas detalhadas

Indicadores de Performance (KPI)

No mundo dos negócios cada empresa possui varias metas a serem atingidas mensalmente ou anualmente, nas quais são medidas através de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance).

As chaves indicadoras de performance não devem ser consideradas como apenas dados para sua empresa, e sim indicadores de desempenho, cada chave deve ser escolhida de acordo com a importância que ela tem para sua empresa, pois elas contem informações relevantes para sua empresa na qual ajudará a escolher o melhor caminho para atingir seus objetivos.

Exemplos de KPIs:
  • Cadastro em Newsletter
  • Taxa de Conversão
  • Valor Médio de Pedido (Loja Virtual)
  • Número de Vendas (Loja Virtual)
Retorno sobre Investimento (ROI)

Muitas empresas não investem em marketing digital porque não possuem o conhecimento de como mensurar o retorno deste tipo de investimento, porém o melhor meio é através do ROI (Retorno Sobre Investimento).

O ROI é a métrica que tem como objetivo calcular se o investimento feito em marketing digital obteve um retorno positivo ou negativo, esta métrica deve sempre se manter atualizada junto ao financeiro e calculada com precisão, pois trabalhar junto a ela é a melhor forma de se manter em constante crescimento.

ROI = (Ganho Obtido – Investimento Inicial ) / Investimento Inicial (fórmula básica)

Exemplos de onde calcular o ROI:
  • Loja Virtual
  • Landing Page
  • Link Patrocinado
  • E-mail Marketing
Análises de Interação

Análise de interação é a melhor forma de se entender como os visitantes e usuários do seu site, loja virtual ou aplicativo interagem durante o tempo que estão conectados, em uma análise precisa e eficiente na qual o Google Analytics é capaz de informar, com este tipo de análise obtemos informações do tipo: quantidade de páginas acessadas, o tempo que permanecem conectados e onde clicam.

Consumo de Conteúdo

Analisar o quão consumido é conteúdo do seu site é uma forma eficaz para empresas que possuem sites com produção de conteúdo através de blogs, videos, infográficos e ebooks, essas métricas são excelentes para se obter informações o engajamento do visitantes, possibilitando uma melhor estratégia conversão de leads.

Métricas de Aquisição

As métricas de aquisição é um dos primeiros dados a ser utilizados por empresas que trabalham lado a lado com sua métricas e desejam obter um relatório minucioso desde o momento da entrada até a uma possível compra ou conversão. É do objetivo dessa métrica informar a origem dos seus visitantes.

Exemplos de Origem:
  • Busca Orgânica
  • Mídias Sociais
  • Link Patrocinados
  • Campanhas de E-mail
Análises de Abandono

A análise de abandono é feita através do fluxo comportamental dos visitantes, no qual possui o objetivo de informar a causa dos abandonos em seu site ou aplicativo. Estudos aprofundados no fluxo comportamental é um meio eficiente para se descobrir a existência de algum possível erro de desenvolvimento ou se está havendo uma má UX (User Experience ou Experiência de Usuário).

Métricas de Redes Sociais

Rede sociais são meios de comunicação excelentes para empresas que desejam atrair mais visitantes, porém não devem ser consideradas como essenciais para os negócios e sim como um adicional, através da análise métrica das redes sociais é possível saber a que melhor atrai visitantes, qual delas possui o melhor engajamento e a que é mais eficiente em conversões e vendas.

Métricas de Campanhas

As métricas de campanha são dados originários dos serviços de e-mail marketing e link patrocinado, na qual é responsável por informar a empresa se o investimento sobre estes serviços está obtendo a performance esperada.

Análises Comparativas

Análises comparativas são relatórios feitos para empresas que desejam fazer algum tipo de comparação entre duas métricas ou KPIs em um determinado tempo.

Exemplos de Análise Comparativa:
  • Comparação entre número médio de páginas visitas nos anos de 2014 e 2015
  • Comparação entre o total de vendas no primeiro e segundo semestre de 2015
  • Comparação do valor médio de pedido dos meses de janeiro e julho de 2015
Relatórios Personalizados

Os relatórios personalizados tem o objetivo de fornecer os dados analíticos em documentos distintos de acordo com o perfil profissional e demanda.

Exemplos de Relatórios Personalizados:
  • Consumo de conteúdo para a equipe de redação
  • Retorno sobre investimento para o departamento financeiro
  • Métrica de redes sociais para a equipe de mídias sociais
  • Análise de abandono para a equipe de desenvolvimento
Análises sob Demanda

Análise sob demanda é feita para empresas que possuem um conhecimento sobre as pessoas envolvidas em seu negócio (visitantes, leads e clientes), seu marketing digital e seu negócio, porém desejam obter informações mais específicas sobre alguma métrica.

O QUE PODEMOS FAZER PELO SEU NEGÓCIO ?