Link Building: O que é e Quais seus tipos?

 In SEO

O link building sempre estará incluso em qualquer planejamento de SEO, a menos que você possua uma marca/empresa extremamente poderosa e relevante entres os usuários, mas fora exceção os trabalhos de link building serão fundamentais e jamais deveram parar.

Conceito de Link Building:

O link building ou construção de links é uma prática ativa entre os profissionais de SEO, na qual consiste em adquirir relevância, popularidade, autoridade e PageRank (algoritmo Google para medir a importância de uma página com base nos link de chegada) através de técnicas de obtenção links externos no qual irão apontar para seu site.

Tipos de Link Building:

Existem inúmeros meios para se fazer link building, porém nesta publicação separamos algumas da táticas mais comuns:

Criação de conteúdo para construção natural de links:

Na construção natural de link, o editor deve fornecer conteúdos convincentes, para que seu site receba links de forma espontânea, pois os editores precisam de um bom motivo para o site deles com o seu. Lembre-se a qualidade do conteúdo é a chave para a obtenção de links externos.

Dicas para maximizar os resultados:

  • Crie um conteúdo que estabeleça seu site como um dos especialistas no seu assunto;
  • Minimize sua natureza comercial nas páginas de conteúdo;
  • Não ligue seu conteúdo a páginas puramente comerciais, a não ser que essas páginas mereçam um link com base no seu conteúdo;
  • Diversifique o tipo de conteúdo a ser criado entre artigos, imagens, vídeo, widgets e até jogos on-line;

Diretórios:

Os diretórios são sites no qual os editores agrupam sites por categorias e fornecem descrições do mesmo.  Esta tática de link building pode ser uma maneira fácil de obter links, porém é necessário conhecer a fundo os quais você pretende submeter seu site, para que você não seja prejudicado recebendo links de baixa qualidade.

Um parâmetro de qualidade para os diretórios é o fato de existir os usuários ou para manipulação das classificações dos mecanismos de busca, caso contrário, afaste-se dele.

Exemplos de diretórios de qualidade:

Solicitações de links diretos ou com incentivos:

A solicitação de links diretos ou usando incentivos para realizar tal conexão é uma tática bem perigosa, pois é uma violação das Diretrizes do WebMaster dos mecanismos de busca, no qual afirmam que deve ser evitada a participação em troca de links. Entretanto alguns profissionais optam por realizar esse tipo de link building, arriscando um severa punição dos mecanismos de busca.

Exemplo de solicitações de links:

  • Comprar e vender links que passam PageRank;
  • Parcerias para troca de links;
  • Uso de programas ou serviços de automatização de criação de links;

Criação de links através de mídia social:

O link building através das mídias sociais é feita por meio de visitas a sites, fóruns, blog e mídias sociais, no entanto a grande maioria utiliza o atributo “NoFollow”(atributo de link no qual não transfere valor aos links de destino) para seus links. Porém para se adquirir links das mídias sociais que transferem Link Juice(refere-se ao valor de um link) é necessário construir um relacionamento com o proprietário da mídia, evitando desta forma ser “enquadrado” como uma troca de links.

Gray Hat & Black Hat:

Táticas de Gray Hats & Black Hats são visto como atalhos para profissionais do SEO que estejam em processo de link building porém ignoram diretamente as Diretrizes do WebMaster, trabalhar como essas técnicas pode causar facilmente uma punição do seu site nos mecanismos de buscas.

Exemplos de Gray Hats & Black Hats:

  1. Geração de conteúdo automático;
  2. Duplicação de conteúdo;
  3. Utilização de ferramentas de Spam;

Link Building, o interminável !

É válido lembrar o que falamos no inicio desta publicação, que os trabalhos de link building jamais devem parar, lembre-se que a qualidade é a chave para ganhar notoriedade no mercado, sempre evite técnicas que pode ocasionar possíveis punições, pois reconstruir sua autoridade a partir de um “domínio punido” é bem mais complicado do que em um “domínio limpo”.

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