Como fazer uma auditoria de SEO

 In SEO

A auditoria de SEO em um site existente é uma das tarefas mais importantes com que as empresas e  profissionais de SEO vão se deparar. A otimização dos mecanismos de busca é um serviço relativamente novo, e exige o recolhimento de muitas informações especificas. Além disso muitos desenvolvedores ainda não se dão muito bem com projetos voltados para esse serviço, ou nem conhecem, então se você for prestar esse tipo de serviço em um site que não é seu, esteja pronto para o desafio.

Elementos de uma auditoria de SEO

Conforme discutiremos a seguir, seu site precisa de uma base sólida para que você obtenha resultados positivos em uma estratégia de SEO. Sendo a primeira fase dessa estratégia, a auditoria de SEO necessita ser executada de forma minuciosa e sem pressa para que a informações obtidas sejam verdadeiras e exatas.

Nos próximos tópicos você identificará quais informações a sua auditoria de SEO deve possuir.

Usabilidade

Embora não possua ligações diretas com uma estratégia de SEO, ela é um excelente lugar para se iniciar pois usabilidade pode afetar diretamente nas taxas de conversão e rejeição do seu site.

Verificação de integridade nos mecanismos de busca

A verificação de integridade do site consiste em saber em quantas e quais páginas do seu site aparecem no índice do mecanismo de busca, faça uma busca do tipo site:seudominio.com.br, e então você descobrirá de forma rápida e exata. Nesse mesmo ponto devemos saber também se você é encontrado nos termos de busca relacionados aos seus produtos ou serviços.

Verificação de conteúdo duplicado

Verificar se existe conteúdo duplicado em seu site é indispensável em uma estratégia de SEO. Comece verificando se o domínio utiliza relacionamento canônico, isto é, utilização do redirecionamento 301 entre seudominio.com.br para www.seudominio.com.br ou vice-versa, enquanto estiver fazendo isto aproveite para verificar as páginas com http e https. Agora, para a verificação do conteúdo em si, você pode utilizar o inurl:seudominio.com.br e intitule:seudominio.com.br no mecanismo de busca.

Verificação de URLs amigáveis

Verifique se as URLs do seu site é amigável tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca. A utilização de URLs simples, curtas, descritivas e ricas com palavras-chave é o que se espera neste ponto.

Revisão de Title Tag, Meta Tag, Alt Tag e Conteúdo

Revise todas suas páginas, veja se elas possuem Title & Meta Tags e se elas também dispõe de conteúdo suficiente para seus usuários, verifique também suas imagens e tenha a certeza que elas possuem Alt Tag configuradas e ricas em palavras-chave. Caso seu site possua muitas páginas e imagens, tenha a certeza que suas páginas mais importantes (aquelas que lhe trás maior tráfego de qualidade) estão revisadas.

Arquivos Sitemap & Robots.txt

Os arquivos Sitemap & Robots.txt é essencial para fazer com que os mecanismos de busca leiam seu site da forma adequada. Utilize a ferramenta do Webmasters Tools para verifica-los e tenha em identificado no Sitemap suas páginas canônicas.

Verificação de redirecionamentos

Verifique todos os redirecionamentos feitos em seu site e se foram feitos da forma correta. A utilização do plug-in Live HTTP Headers pode auxilia-lo neste ponto, onde muitos erros podem acontecer, tanto no seu CMS quanto em sua hospedagem.

Verificação de links internos

Este ponto consiste em conhecer a quantidade de links que suas páginas possuem, embora não haja problema, o Google aconselha utilizar no máximo 100 links por página. Procure fazer o bom uso de textos-âncora em seus links internos, fornecendo desta forma informações com que suas páginas “linkadas” falam.

Verificação de links externos

Saber quais sites estão ligados ao seu é essencial para uma boa estratégia SEO. Pois irão influenciar positivamente ou negativamente diante dos seus concorrentes. Usufruir de links de boa qualidade e diminuir os de má reputação será seu objetivo ao adquirir esse tipo de informação.

Geolocalização

Se sua estratégia de SEO está voltada para alguma localização específica, então este ponto é muito relevante para você. Procure em seu site se ele inclui seu endereço em todas as páginas, tornando desta forma, aquela geolocalização uma informação relevante  e indispensável no momento em que os mecanismos de busca leem seu site.

Qualidade do código

Embora a validação no W3C não seja um exigência dos mecanismos de busca, é sempre bom conhecer e verificar seu próprio código, evitando impactos indesejáveis em sua estratégia de SEO. Utilize a ferramenta SEO Browser para saber como os mecanismos de busca veem seu site.

Ao seguir o recolhimento de informações para a sua auditoria de SEO usando este artigo como base, você possuirá um excelente caminho para suas estratégias futuras. Lembre-se que este é apenas o primeiro passo de um projeto muito maior e deve ser feito com eficiência para se obter resultados positivos. 

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