5 Métodos para gerar ideias focadas em criação de conteúdo

 In Marketing de Conteúdo

Para algumas empresas e profissionais que trabalham com produção de conteúdos específicos para seu nicho de mercado, a criação dos temas é uma das fases mais importantes e difíceis, pois muitos não sabem de onde extrair ideias para expor ao seu público alvo. Já pensou em possuir uma lista de onde procurar ideias para criação de conteúdo?

Neste artigo separamos um arsenal de 5 métodos para você gerar de forma rápida e eficiente ideias de conteúdo específicos para os visitantes do seu blog.

1. Pesquise nas páginas de FAQ do seu nicho de mercado

Explorar o FAQ do seu nicho de mercado é uma excelente forma de adquirir tráfego orgânico e qualificado. Ao encontrar informações do que as pessoas perguntam sobre seu mercado, explore-as de forma engenhosa tornando você o esclarecedor de suas dúvidas.

Utilizando o buscador do Google, você conseguirá essas informações através da consulta inurl:faq [palavra-chave alvo] busque compreender seu público e extraia o máximo de informações que possa lhe trazer ideais essenciais para a criação de conteúdo.

inurl marketing digital

2. Visualize os tópicos no Answer the Public

Infelizmente para muitas empresas e profissionais essa ferramenta que adicionamos não será adotada, pois funciona de forma mais precisa quando empregada em inglês. Porém indicamos muito a utilização da mesma, porque fará com que você diminua o tempo em pesquisas nos mecanismos de busca.

A AnswerThePublic é uma ferramenta do Reino Unido que reune insights de sua palavra-chave, vindas do Google & Bing em adição a 15 perguntas e preposições comuns ( variando entre os nichos de mercado ).

answer the public - digital marketing

3. Retire ideias de conteúdos visuais

Procurar por conteúdos visuais pode ser um excelente gatilho capaz de extrair ideias de temas para seus artigos. Aqui na beThrive utilizamos bastante o Visual.ly e o Pinterest para nos dar uma mãozinha quando estamos a procura de novos assuntos. Nelas você conseguirá extrair informações de imagens, infográficos, vídeos e apresentações.

conteudo visual

4. Procure os conteúdo em destaque no BuzzSumo

O BuzzSumo é um mecanismo de busca que entrega seus resultados baseado no engajamento do público dentro das redes sociais. Se tornando uma ferramenta surpreende para encontrar artigos que o seu nicho está mais engajado, ele pode te fornecer informações para criação de conteúdo com qualidade onde você alcançará o público com maior efetividade.

buzzsumo marketing digital

5. Utilize Wildcard com o Google Autocomplete

Fazer pesquisas no Google em busca de ideias para seus artigos é indispensável. Agora imagine se o próprio Google te ajudasse a encontrar mais ideias? E ele ajuda!

Se chamando Google Wildcard ele sugere ideias através de um complemento automático em suas pesquisas ao adicionar o Wildcard ( “_” ou “*” ) nas mesmas.

wildcard marketing digital

Pensar em novos assuntos para seus artigos pode ser algo muito difícil para alguns profissionais, tendo em mente que a pesquisa de novas ideias é o primeiro passo para se escrever conteúdos de qualidade e possuindo esse artigo em mãos, você conseguirá atingir seus objetivos de criação de conteúdo com maior eficiência.

Mas lembre-se que ao pesquisar ideias você deve evitar copiar o assunto encontrado e assim evitar possíveis punições no Google ou de direitos autorais.

Assine nossa newsletter

Gostou do nosso blog? Fique por dentro do mundo do marketing digital, insira seu e-mail e receba novidades e dicas.

Comments
  • Vera
    Responder

    Excelente.

Leave a Comment