6 Métricas que todo e-commerce deve analisar

 In Ecommerce

Visando o enorme crescimento do e-commerce no Brasil, resolvemos escrever sobre algumas métricas e KPIs indispensáveis que toda loja virtual deve analisar e documentar em prol do seu crescimento.

Custo de Aquisição de Visitante ou Lead

Uma das maiores dificuldades do empreendedor digital é a, aquisição de visitantes e leads para seu negócio. Porém quando já existe certa quantidade de tráfego, acabam pecando ao deixar de analisar o quanto foi gasto nos canais de aquisição (sendo eles: orgânico, patrocinado, mídias sociais e e-mail marketing) e quais os canais lhe trás melhor retorno, mostrando desta forma, dados positivos ou negativos sobre investimento.

Esta métrica objetiva-se em calcular o valor que cada visitante ou lead custa para sua empresa. No qual ajudará ao seu negócio a criar um planejamento mais eficaz na aquisição dos mesmos.

equacao da métrica de de custo de aquisicao

Os cálculos para a métrica de custo de aquisição de visitantes ou leads devem ser feitos separadamente, pois o número de visitantes em seu site será expressivamente maior que o número de leads, ou seja, o valor para aquisição de um lead será maior do que o de um visitante.

Custo de Aquisição do Cliente

Levamos em conta que sua empresa já faz a análise de aquisições de visitantes ou leads, após possuir esses dados surgi o dever de analisar uma nova métrica, sendo ela, a de quanto sua empresa investiu ou vai investir para que sejam convertidos em clientes.

É correto afirmar que as pessoas estão cada vez mais exigentes ao realizar uma compra, sendo assim o custo para a conversão de um lead para cliente será ainda maior e investimentos em serviços de marketing digital a longo prazo (ex: Marketing de Conteúdo) podem ajudar a sua empresa a baratear este custo.

equacao da métrica de custo de aquisicao do cliente

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma das KPIs em que o e-commerce mais deve ter afinidade, pois é ela que mostra através de porcentagem quem realmente comprar em sua loja. Para uma melhor apuração de dados, esta KPI pode ser segmentada para os canais de aquisição e campanhas realizadas.

Valor do Ticket Médio

O valor do ticket médio (ou do carrinho médio) é a métrica que mostrará qual é o gasto médio realizado entre seus clientes. Com a análise deste dado é possível fazer com que o faturamento do seu e-commerce aumente.

equacao da métrica de valor ticket medio

Abandono de Carrinho

Os dados de abandono do carrinho estão diretamente relacionados com a perda do interesse na compra do seu produto. Quanto maior a taxa de abandono, mais a fundo ela deve ser observada, evitando que sua empresa seja afetada com perdas de futuras conversões.

Se seu e-commerce possui alta taxa de abandono, você deve observar como os usuários reagem na página de pagamento, preço do frete muito elevado, alto prazo de envio e baixa experiência do usuário são alguns exemplos do que pode estar causando esta taxa elevada.

Retorno sobre Investimento

Assim como a taxa de conversão, sua empresa deve está em dia com o calculo de Retorno sobre Investimento, evitando perda de tempo e dinheiro. Como o próprio nome diz, esta indicadora de performance demonstra se sua empresa está com retorno esperado quando relacionados investimentos feitos em marketing digital.

Para uma análise mais profunda sobre os investimentos realizados pela sua empresa, você pode segmentar esta KPI em canais de aquisição e campanhas realizadas, ampliando sua visão sobre seu e-commerce no qual irá norteá-lo em futuros investimentos.

equacao da métrica de retorno sobre investimento

Introduzir no dia a dia a análise métrica do seu e-commerce pode ser uma grande dificuldade, mas com um pouco de estudo e dedicação esse trabalho pode trazer resultados excepcionais para seu negócio. Faça seus relatórios o mais detalhado possível, observe como seus visitantes interage em sua loja virtual e invista no serviço que mais trás retorno a sua empresa.

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