7 Tópicos de como fazer E-mail Marketing & Newsletter

 In E-mail Marketing

Se você já escutou rumores de um grupo de pessoas ou empresas de que o e-mail marketing e a newsletter estão devagar, perdendo suas forças, até morrendo … e ainda pensa como eles. Por favor, feche este artigo e continue perdendo clientes.

Neste artigo separamos alguns passos para que você possa enviar e-mails eficientes, tal que, consiga alcançar objetivos como ROI esperado, aumento de engajamento e diminuição do custo de aquisição de clientes. Antes de darmos continuidade ao artigo, vamos comentar de forma simples e direta sobre a diferença entre duas categorias de envios de e-mail.

E-mail Marketing

Focado em aquisição, o e-mail marketing visa uma assinatura, um download matéria ou até a compra de um produto.

Newsletter

A newsletter possui o objetivo de reter o assinante, ou seja, ela valoriza o relacionamento entre a empresa e o leitor através de conteúdo de qualidade e relevante.

E-mail Marketing

Focado em aquisição, o e-mail marketing visa uma assinatura, um download matéria ou até a compra de um produto.

Newsletter

A newsletter possui o objetivo de reter o assinante, ou seja, ela valoriza o relacionamento entre a empresa e o leitor através de conteúdo de qualidade e relevante.

Sabendo a diferença entre os objetivos do e-mail marketing e da newsletter, você poderá traçar uma estratégia conjunta e eficiente com os 7 tópicos listados abaixo.

1. Nunca compre uma lista de e-mail

A construção de uma lista de e-mails pode ser muito demorada, porém é fundamental que seja feita da forma correta. É muito comum encontrar empresas que estão iniciando seus investimentos em marketing digital optar pela compra de uma lista de e-mail. Mas lembre-se que quantidade não é qualidade. Ao comprar uma lista de e-mail sua empresa está sujeita a:

  • Baixo ROI pois as pessoas não optaram por receber seu e-mail;
  • Péssima repercussão no mercado;
  • Ser marcada como Spammer; Aquele que envia Spams (E-mail sem solicitação)

2. Atue nas boas práticas de anti-spam

Mencionamos acima que a compra de uma lista de e-mail pode resultar em uma marcação de spam. Porém existe outras formas que sua empresa pode obter essa marca, na qual ninguém deseja. Listamos as mais comuns, evite-as ou use de forma moderada:

  • Termos como: free, grátis, promoção, clique aqui e etc;
  • Sinais gráficos (? , !);
  • Uso da cor vermelha, pois normalmente estão relacionadas a promoções de grandes varejistas no qual enviam e-mails com cores fortes;
  • Utilizar CAIXA ALTA;

3. Escreva um título campeão

O primeiro objetivo a ser alcançado será a curiosidade do seu assinante, fazendo com que ele abra seu e-mail. Separamos 3 pontos em que alguns profissionais e empresas de marketing digital realizam para chegar ao título ideal:

  • Escrever entre 05 a 10 títulos de qualidade;
  • Realização de um brainstorm com sua equipe;
  • Escolha do título campeão (aquele no qual seja impossível que o leitor não abra);

4. Corpo de E-mail

É muito comum receber um e-mail que contém apenas uma imagem, porém a mesma está sujeita a ser bloqueada pelo servidor. A melhor solução para utilizar uma imagem no e-mail é trabalhar com e-mail em formato de HTML e com a mesclagem de textos e imagens.

A seguir listamos algumas técnicas para você criar um corpo de e-mail bem estruturado e com de qualidade profissional:

  • Utilize um corpo de e-mail feito em HTML;
  • Escreva um conteúdo curto e seja direto;
  • Adicione Alt Tags nas imagens;
  • Coloque de links em suas imagens;
  • Deixa sua Call To Action visível;
  • Otimize para mobile;

5. Segmentação é o caminha da eficácia

Assim como qualquer outro serviço de marketing digital, o e-mail marketing e a newsletter permite segmentações. Porém para criar segmentações de qualidade você precisa pedir informações que serão relevantes para sua empresa, no qual pode ser feita através de uma landing e um formulário conectado a sua plataforma de e-mail.

6. Teste sua freqüência

Descobrir qual é a melhor freqüência de envio é fundamental para alcançar seu leitor, cliente ou lead da forma correta. O teste de freqüência serve também para frear altos índices de descarte e que sua empresa seja marcada como spammer.

Evite o excesso de disparos, pois seu leitor pode se sentir incomodado e, da mesma forma, lhe marcar como spammer. Porém com poucos envios, você não estará utilizando o real potencial do e-mail marketing ou newsletter.

7. Mensure, mensure e mensure

Como qualquer ação desenvolvida no marketing digital, tudo é mensurável. Listamos algumas métricas que você deve ficar ligado ao fazer e-mail marketing ou newsletter.

  • Taxa de Abertura
  • Taxa de Cliques
  • Taxa de Inativação
  • Taxa de Crescimento

Conclusão

O e-mail marketing e a newsletter não morreu, aos que afirmam isso provavelmente não traçaram uma estratégica eficiente de suas ações de disparo. Para se garantir o alcance das metas é necessário seguir as técnicas listas acima, lembre-se também de realizar testes A/B e de garantir a proximidade do seu leitor.

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